Depois de três anos sem revelações de maior destaque, a NASA aprovou o desenvolvimento de um foguetão que poderá levar astronautas para o espaço profundo.
Apelidado de "Space Launch System" (SLS) este vai ser o mais poderoso foguetão alguma vez construído e será desenhado para levar a próxima geração de exploradores ao espaço profundo, bem mais longe do que a Lua.
O primeiro voo do SLS está agendado para Novembro de 2018, sem tripulação, num voo-teste de três semanas. É um ano depois do que os responsáveis tinham esperança de conseguir, mas será necessário adiar.
Os meios tecnológicos e os investimentos financeiros necessários foram descritos como "seguros, acessíveis e sustentáveis".
"Depois de uma rigorosa análise, estamos hoje comprometidos com um nível de financiamento e uma data de conclusão, que nos vão manter no caminho certo para enviar humanos até Marte na década de 2030." disse Robert Lightfoot, administrador associado.
"Estamos a fazer um enorme progresso no SLS, desenhado para missões para além da órbita baixa da Terra", afirmou. "Devemos aos contribuintes americanos isto."

