Selecione o tema
Chiado Magazine

TOP

Design

Sociedade

Moda

Música

Fotografia

Literatura

Pintura

» » Cartas de amor #9
«
Artigo Seguinte
Mensagem mais recente
»
Artigo Anterior
Mensagem antiga



 
 
Cartas de amor escritas por alguns dos mais famosos autores do mundo.

Estas cartas, para além de revelarem o aspecto mais humano dos grandes pensadores, animam o nosso dia e o do nosso amado.
 
 
Benjamim Constant

 
 
 





Perdoe-me se me apaixonei a este ponto de si. Mas não passarei daqui, nem ninguém me verá! Fechado num quarto da pousada, espero a sua resposta. Esperarei seis horas por umas linhas suas e depois volto para Paris. Já nem sei viver, vagueio por aí, ferido de morte. Prefiro cansar-me em longos passeios a cavalo, a consumir-me na solidão, ou no meio de pessoas que deixaram de me entender… Ordene-me que parta e não tornará a ser atormentada por um homem a quem um mês bastou para perder a razão.

Muito gostaria de surpreender o seu primeiro pensamento ao acordar; não posso descrever-lhe o reconhecimento que me enche o coração, este coração que reclama apenas a sua amizade, que saberá conquistá-la através de todos os sacrifícios, que é completamente vosso até ao seu último alento.

Não me conformo com a ideia de ser abandonado. O seu interesse é-me mil vezes mais preciso do que a própria vida, mas saberei moderar a expressão dos meus sentimentos e não terei outras aspirações do que as que me forem permitidas; também saberei esconder-lhe os meus temores; respeitarei o seu repouso – mas vê-la-ei, e nunca mais haverá felicidade na minha vida se não puder consagrar-lha inteiramente.

Benjamim Constant, em Carta a Madame Récamier (1814).

Artigo de Chiado Magazine

«
Artigo Seguinte
Mensagem mais recente
»
Artigo Anterior
Mensagem antiga